Música para Colégios

Temos como objetivo ensinar a ouvir música facultando um contato lúdico mas simultaneamente sério, porque acreditamos ser possível aprender a brincar, o que permite às crianças se descobrirem a si mesmas.

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Música para Crianças

Temos como objetivo ensinar a ouvir música facultando um contato lúdico mas simultaneamente sério, porque acreditamos ser possível aprender a brincar, o que permite às crianças se descobrirem a si mesmas.

Desenvolvimento Musical da Criança:

– Musica para bebes (3 Meses a 2 Anos)

– Expressão Musical (2 aos 4 Anos)

– Musica e Movimento (4 aos 7 Anos)

– Instrumento a partir dos 6 Anos

 

Teoria de Aprendizagem Musical:

Edwin Gordon é um dos mais destacados investigadores da actualidade no ambito da Psicologia e Pedagogia da Musica, que tem passado grande parte da sua vida profissional a desenvolver e a ensinar a Teoria de Aprendizagem Musical.

Não se trata de um novo método para ensaiar musica, mas sim de uma teoria sobre como as pessoas (nomeadamente as crianças) aprendem musica. A originalidade na perspectiva de Edwin Gordon é, precisamente, questionar-se não sobre como se deve ensinar musica, mas antes como esta é aprendida.

Em que momento a criança (ou adulto) está preparado para aprender determinada competência, e qual a sequência de conteúdos adequada.

De acordo com o autor, a musica é apreendida da mesma forma que a nossa língua materna:

– Primeiro, ouvimos outros a falar. Desde o nascimento, e mesmo antes, estamos cercados pelo som da língua e da conversação. Nos absorvemos estes sons e familiarizamos-nos com a língua.

– Segundo, tentamos imitar.

– Terceiro, começamos a pensar através da língua. Palavras e frases começam a ter sentido a medida que ganhamos experiência com esta.

– Quarto, começamos a improvisar. Por outras palavras, somos capazes de criar as nossas próprias frases e organiza-las de uma forma lógica. Somos capazes de manter uma conversa.

Finalmente, ao fim de vários anos a desenvolver a nossa capacidade de pensar e falar, aprendemos a ler e a escrever. Aprendemos devido à experiência que adquirimos a ouvir, imitar, pensar e improvisar.

 

Música para crianças

Música para crianças

 

Programa Musical:

  1. Escuta de várias músicas infantis
  2. Acompanhamento vocal e corporal das músicas
  3. Marcação do ritmo musical
  4. Tonalidade (Grave/Agudo), Tempo (Lento/Rápido), Dinâmica (Fraco/Forte)
  5. Descoberta dos sons corporais
  6. Familiarização e manuseamento de instrumentos musicais
  7. O Timbre: a diferenciação dos diversos sons, quer instrumentais e vocais, etc …
  8. Iniciação à linguagem musical: as notas musicais.

Estratégias Utilizadas:

  • Escuta de varias músicas a partir de um leitor de CDs.
  • Execução musical das músicas apreendidas, através de instrumentos musicais: viola, pandeireta, triângulo, etc …