Música para Colégios
Temos como objetivo ensinar a ouvir música facultando um contato lúdico mas simultaneamente sério, porque acreditamos ser possível aprender a brincar, o que permite às crianças se descobrirem a si mesmas.
Música para Crianças
Temos como objetivo ensinar a ouvir música facultando um contato lúdico mas simultaneamente sério, porque acreditamos ser possível aprender a brincar, o que permite às crianças se descobrirem a si mesmas.
Desenvolvimento Musical da Criança:
– Musica para bebes (3 Meses a 2 Anos)
– Expressão Musical (2 aos 4 Anos)
– Musica e Movimento (4 aos 7 Anos)
– Instrumento a partir dos 6 Anos
Teoria de Aprendizagem Musical:
Edwin Gordon é um dos mais destacados investigadores da actualidade no ambito da Psicologia e Pedagogia da Musica, que tem passado grande parte da sua vida profissional a desenvolver e a ensinar a Teoria de Aprendizagem Musical.
Não se trata de um novo método para ensaiar musica, mas sim de uma teoria sobre como as pessoas (nomeadamente as crianças) aprendem musica. A originalidade na perspectiva de Edwin Gordon é, precisamente, questionar-se não sobre como se deve ensinar musica, mas antes como esta é aprendida.
Em que momento a criança (ou adulto) está preparado para aprender determinada competência, e qual a sequência de conteúdos adequada.
De acordo com o autor, a musica é apreendida da mesma forma que a nossa língua materna:
– Primeiro, ouvimos outros a falar. Desde o nascimento, e mesmo antes, estamos cercados pelo som da língua e da conversação. Nos absorvemos estes sons e familiarizamos-nos com a língua.
– Segundo, tentamos imitar.
– Terceiro, começamos a pensar através da língua. Palavras e frases começam a ter sentido a medida que ganhamos experiência com esta.
– Quarto, começamos a improvisar. Por outras palavras, somos capazes de criar as nossas próprias frases e organiza-las de uma forma lógica. Somos capazes de manter uma conversa.
Finalmente, ao fim de vários anos a desenvolver a nossa capacidade de pensar e falar, aprendemos a ler e a escrever. Aprendemos devido à experiência que adquirimos a ouvir, imitar, pensar e improvisar.
Programa Musical:
- Escuta de várias músicas infantis
- Acompanhamento vocal e corporal das músicas
- Marcação do ritmo musical
- Tonalidade (Grave/Agudo), Tempo (Lento/Rápido), Dinâmica (Fraco/Forte)
- Descoberta dos sons corporais
- Familiarização e manuseamento de instrumentos musicais
- O Timbre: a diferenciação dos diversos sons, quer instrumentais e vocais, etc …
- Iniciação à linguagem musical: as notas musicais.
Estratégias Utilizadas:
- Escuta de varias músicas a partir de um leitor de CDs.
- Execução musical das músicas apreendidas, através de instrumentos musicais: viola, pandeireta, triângulo, etc …